quarta-feira, 5 de março de 2014

Sessão: FRITZ LANG









FONTE:- WIKIPÉDIA (A Melhor Enciclopédia do Mundo...)

FRITZ LANG

Considerado como um dos mais famosos nomes da escola do expressionismo alemãoFritz Lang nasceu em Viena, na Áustria, filho de um engenheiro civil, que desejava que o filho seguisse a mesma carreira. Aos 21 anos mudou-se para Munique(1911), onde estudou pintura e escultura.
Fez numerosas viagens (África do NortePróximo OrienteChinaJapão…) que lhe desenvolveram o gosto pelos ambientes exóticos que magistralmente retratou nos seus filmes. De regresso à Alemanha, participou na Primeira Guerra Mundial e foi gravemente ferido, tendo perdido um olho. No hospital, onde permaneceu longo tempo, começou a escrever roteiros para Joe May os quais eram dotados de um forte grafismo, no campo do fantástico e do demoníaco. O êxito desses argumentos levou a que fosse convidado para realizar filmes.


 Alemanha
1933 • p&b • 124 min 
DireçãoFritz Lang
ProduçãoSeymour Nebenzal
RoteiroThea von Harbou
Fritz Lang
ElencoRudolf Klein-Rogge
Otto Wernicke
Oscar Beregi Sr.
Gustav Diessl
GêneroPolicial
IdiomaAlemão
Francês
MúsicaHans Erdmann
CinematografiaKarl Vash
Fritz Arno Wagner
EdiçãoConrad von Molo
Lothar Wolff††
EstúdioNero-Film
Lançamento21 de abril de 1933 (Hungria)
Abril de 1933 (França)1 ††
1943 (Estados Unidos)††
24 de agosto de 1961 (Alemanha)
O Testamento do Dr. Mabuse se baseia em elementos de Mabuses Kolonie, romance do escritor luxemburguês Norbert Jacques. Foi o segundo filme falado de Lang para a companhia Nero-Film e sua última colaboração com sua então esposa e roteirista Thea von Harbou. Para promover o filme no mercado estrangeiro, uma versão em língua francesa foi feita por Lang usando os mesmos cenários, mas com atores diferentes; o título desta versão é Le Testament du Dr. Mabuse. Uma sequência, Die tausend Augen des Dr. Mabuse, também dirigida por Lang, foi lançada em 1960.
Pouco antes do lançamento do filme, em janeiro de 1933, Adolf Hitler havia ascendido ao poder e nomeado Joseph Goebbels ministro da propaganda. Goebbels baniu o filme na Alemanha, aventando a possibilidade de que o filme pudesse diminuir a confiança do público em seus políticos. As versões em francês e em alemão foram lançadas no resto da Europa, ao passo em que várias versões foram lançadas nos Estados Unidos, recebendo uma recepção morna a cada lançamento. O filme foi mais bem recebido contemporaneamente, tendo influenciado a obra de cineastas como Claude Chabrol eArtur Brauner
Outros Filmes: 
  • Der Müde Tod (1921) - variação onírica sobre a morte e o amor, em que o exotismo se alia com a meditação sobre o sentido da vida e da morte;
  • Dr. Mabuse, der Spieler (1922) - o primeiro filme negro, uma obra construída sob a influência das descobertas da psicanálise e dos estudos da esquizofrenia;
  • Die Nibelungen (1924) - um filme sobre o fantástico mitológico, com as suas estruturas admiravelmente equilibradas;
  • Metropolis (1927) - obra sobre a relação entre as máquinas e os trabalhadores nas grandes cidades, com ênfase pro sentimento de humanidade perdido no processo. Um de seus maiores trabalhos;
  • Spione (1928) - a luta contra uma organização misteriosa e implacável;
  • M (1931) - uma das obras mais lendárias e um dos expoentes máximos da sua carreira.
Em 1921 casou-se com a roteirista Thea Von Harbou, que escreveu os argumentos de quase todos os filmes desta primeira fase da carreira. As películas que Lang dirigiu ainda na fase do cinema mudo ficariam para a história como alguns dos maiores expoentes do expressionismo alemão:
O casal foi convidado por Adolf Hitler, por intermédio do Ministro da Propaganda, Joseph Goebbels, para produzir filmes para o Partido Nazista. Hitler era fã de cinema, e conta a lenda que a sua decisão de convidar Lang surgiu após ter assistido Metropolis . Enquanto que Thea aceitou a função, Lang fugiu para Paris, onde chegou a produzir filmes antinazistas. Em 1934, depois de se ter divorciado de Thea, emigrou para os Estados Unidos



domingo, 2 de março de 2014

Série... A Gente Ouve De Tudo Por Aí:- When something goes wrong...I'm the first to admit it. And the last one to know when something goes right...



Mais uma manhã difícil... Aliás, de algum tempo para cá todas as manhãs lhe pareciam dificilmente iguais... Manhãs, tardes... Noites...
Demorou algum tempo até abrir os olhos, os quais procuraram a janela assim que libertos... Tempo ameno. Podia ouvir os pássaros... O sol espalhava sua luz dourada por sobre a areia...
Aquela sensação, de que fazia a menor do que deveria, voltara... Horrível sensação... Sempre aquele pensamento, sentimento, sensação enfim, causando um mal estar. Apontando, dizendo , afirmando que ela poderia ter feito ou estar fazendo de outra maneira melhor...
Palavras que ficaram soando eternamente em seus ouvidos, que nunca deveria ter dito. Outras ficaram trancadas em seu peito e hoje ainda não a deixam respirar... Mas sua racionalidade não deixava por menos, e numa doce aceitação de sua imperfeição, dizia a si mesma... 
 _ Faço o melhor que sei...
Dito isso, foi para a ducha, cantarolando a música de Paul Simon...