sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sessão... AKIRA KUROSAWA


Akira Kurosawa, em japonês 黒澤 明, Kurosawa Akira, (Tóquio23 de Março de 1910 – Setagaya6 de Setembro de 1998) foi um dos cineastas mais importantes do Japão, e seus filmes influenciam uma grande geração de diretores do mundo todo.
Com uma carreira de cinquenta anos, Kurosawa dirigiu 30 filmes. É amplamente considerado como um dos cineastas mais importantes e influentes da história do cinema. Em 1989, foi premiado com o Oscar pelo conjunto de sua obra "pelas realizações cinematográficas que têm inspirado, encantado, enriquecido e entretido o público em todo o mundo e influenciado cineastas de todo o mundo."

Akira Kurosawa
黒澤 明 ou 黒沢 明
Akira Kurosawa em gravações
Nascimento23 de Março de 1910
Shinagawa, (Tóquio)
 Japão
Morte6 de Setembro de 1998 (88 anos)
Setagaya, (Tóquio)
 Japão
Nacionalidadejaponês
OcupaçãoDiretor de cinema, argumentista, produtor.
PrêmiosPrêmio Kyoto (1994)
Oscar Honorário (1989)
Magnum opusRashomon
Os Sete Samurais
Ran
Madadayo


filme: RASHOMON

Rashomon (羅生門 Rashōmon?) é um filme japonês de 1950 escrito e dirigido por Akira Kurosawa, trabalhando em estrita colaboração com o diretor de fotografia Kazuo Miyagawa.
O filme estrela Toshirō Mifune, Machiko Kyō e Masayuki Mori. O filme é baseado em dois contos de Ryūnosuke Akutagawa ("Rashomon fornece a ambientação, enquanto Yabu no Naka determina os personagens e a trama). Pode-se dizer que Rashomon introduziu Kurosawa e o Cinema do Japão às platéias do Ocidente, sendo este filme considerado uma de suas obras primas.
O filme tem uma estrutura de narrativa não-convencional que sugere a impossibilidade de obter a verdade sobre um evento quando há conflitos de pontos de vista. Tanto no inglês como em outras línguas, "Rashomon" se tornou um provérbio para qualquer situação na qual a veracidade de um evento é difícil de ser verificada devido a julgamentos conflitantes de diferentes testemunhas. Na psicologia, o filme emprestou seu nome ao chamado "Efeito Rashomon".


Baseado em um romance de Dostoiévski, a história traz encontros e desencontros amorosos, e leva ao inevitável de uma grande tragédia quando um amor não é correspondido. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo... visite nosso outro blogue. Mas antes, me diz... o que achou?